Qui, 21 de Setembro, 2017
Zoom


A capixaba Estel ganha Prêmio ABS TOP de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho e possui excelência em Sistemas de Gestão Integrada

Ganhadora do Prêmio ABS TOP de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho na categoria Ouro a Estel Serviços Industriais, empresa do Espírito Santo faz uma avaliação do seu Sistema de Gestão Integrado e revela como a o Prêmio ABS foi a base na conquista da OHSAS 18001A empresa capixaba Estel Serviços Industriais e a Agência Brasil de Segurança firmaram uma parceria de sucesso na aplicação e implementação segura do Sistema de Gestão Integrada da Estel.

Depois de conhecer como funcionava o Prêmio ABS TOP de Gestão através de outra parceira, a Arcelor Mital Tubarão e ser agraciada pela ABS com o prêmio “Parceiros da Prevenção” em 2005 a Estel, a partir desse primeiro contato, estabeleceu como meta a participação em carreira solo.

 “Na verdade, a partir desse contato, conhecemos a ABS e pelo histórico de premiações das empresas participantes, empresas de renome inclusive internacional, entendemos ser uma instituição séria e a participação no prêmio nos traria grande ganho na Gestão de Segurança e Saúde”, conta a diretora administrativa Marilza Sarmenghi.

“Podemos dizer que a origem da certificação do nosso sistema em OHSAS 18001 se deu quando fizemos o nosso primeiro relatório para o prêmio, em 2007, onde constatamos que mesmo tendo boas práticas de gestão implementadas, elas não estavam formalizadas, o que nos dificultou um pouco até na elaboração do relatório do Prêmio ABS exigido para a primeira fase, a fase de avaliação do Sistema de Gestão via relatório situacional da empresa”.

Em 2008, a Estel foi premiada na categoria Prata do Prêmio ABS, quando participou das duas fases do prêmio e as práticas puderam ser evidenciadas in loco.  Marilza revela que ficaram muito motivados em desenvolver e certificar o sistema baseado na OHSAS 18001, a partir dessa conquista do Prêmio ABS, visto que puderam comprovar boas práticas e bons resultados na área de segurança e saúde.

 

“Conhecemos a ABS e pelo histórico de premiações das empresas participantes, empresas de renome inclusive internacional, entendemos ser uma instituição séria e a participação no prêmio nos traria grande ganho na Gestão de Segurança e Saúde”

 Marilza Sarmenghi, diretora administrativa

 

“E assim aconteceu, aproveitamos a oportunidade e desenvolvemos os Sistemas de Meio Ambiente, Segurança e Saúde, integrando-os ao Sistema de Qualidade já certificado e decidimos que só participaríamos novamente do prêmio após a certificação, com o desafio de conquistar a categoria Ouro. Em novembro de 2010 alcançamos a Certificação Integrada em SGI e conforme objetivo firmado, em 2011 participamos do prêmio e conquistamos a categoria Ouro do Prêmio ABS”, entusiasmada revela a diretora administrativa.

“Nossos resultados na área de segurança são excelentes, considerando o grau de risco das instalações onde realizamos nossas atividades e a quantidade de homens hora de exposição. Nossos indicadores representam em números a eficácia das ações institucionais estabelecidas e implementadas por nossos empregados, refletindo o comprometimento em todos os níveis da organização quanto à conscientização e disseminação de uma cultura de segurança no ambiente do trabalho. A cada novo ciclo de auditoria novas oportunidades de melhoria são identificadas, o que torna o sistema vivo e em constante mudança”, avalia Marilza.

O Sistema de Gestão Integrada na prática

O Sistema de Gestão Integrada em SMS da Estel é padronizado e totalmente ajustado às necessidades dos clientes, quanto à adoção de práticas e ferramentas de gestão. Para exemplificar a diretora administrativa explica que as auditorias internas são realizadas com base nos requisitos das normas. Além disso, segurança, completa “é valor, declarado, inclusive em nossa Carta de Valores”.

Marilza conta que para a verificação da eficácia do Sistema de Gestão em todos os contratos, mensalmente são enviados à Gestão do SGI da matriz, indicadores de segurança e saúde que evidenciam através dos seus resultados a manutenção do sistema nas áreas. Esses indicadores são avaliados na reunião do Comitê Executivo, composto pelos Sócios e Diretores da Empresa, e quando constatado algum desvio, são estabelecidas ações para retomada da normalidade.

alt

Todas as ocorrências de incidentes e acidentes são tratadas com a devida atenção em relação a sua análise e, quando constatado que houve falhas da empresa quanto a recursos ou treinamento, estas são imediatamente corrigidas. Em contrapartida, se constatado falha do empregado por ato inseguro, por medida didática e disciplinar o empregado é formalmente advertido sobre a sua atitude fora do padrão visando evitar novas ocorrências.

Os técnicos de segurança são os grandes responsáveis pela disseminação da cultura de segurança, reportam-se diretamente ao Gestor do Contrato, não havendo interface com outras pessoas da hierarquia, para não tornar moroso o processo de decisão diante das situações encontradas e que necessitam de ação imediata.

De acordo com Marilza, após a certificação houve um grande esforço quanto ao atendimento pleno de requisitos legais, já que há uma necessidade contínua de melhorias, considerando a constante revisão da legislação brasileira. O foco da Estel agora é o desenvolvimento mais forte de um trabalho de conscientização, principalmente fora do ambiente de trabalho, onde pessoas estão expostas a outras situações de risco que fogem do controle empresarial, mas que se bem conscientizadas podem mudar o cenário que se apresenta hoje.

A diretora conta que a Estel trabalha com projetos sazonais, alguns de curta duração e com pessoas novas e que, por isso, o desafio é constante quanto a permanente implantação do sistema de gestão em todos os contratos. “Só por isso, manter um clima de segurança com bons resultados como temos até hoje, já é muito desafiador”.

A Estel

A Estel Serviços Industriais Ltda está localizada na cidade de Aracruz-ES, em uma área de 75.500 m2. Fundada em 1985, para atender às necessidades do mercado local na manutenção de máquinas elétricas industriais, a empresa expandiu suas atividades para as áreas de manutenção e montagem industrial, nas disciplinas de elétrica, instrumentação e automação.

alt

É composta por um efetivo médio de 700 empregados, atua nos segmentos de papel e celulose, siderurgia, mineração, petróleo e gás, dentre outros, desenvolvendo os seguintes negócios:

  • Reparo Revisão e Recuperação de Máquinas Elétricas Industriais
  • Manutenção Industrial Elétrica e de Instrumentação
  • Montagem Industrial Elétrica e de Instrumentação

A Estel é certificada ISO 9001 desde 2003 e em 2010 com o foco na qualidade, segurança e saúde e respeito ao meio ambiente, implantou a integração desses sistemas e alcançou a Certificação com base nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 em todos os escopos, sendo amplamente reconhecida pelo mercado.