Terça, 21 de Novembro, 2017
Zoom


Avaliação do Prêmio ABS auxilia AES Tietê na conquista da certificação ISO 14000 e OSHA 18000

 

Por

Patrícia Pontes

MTB 49.278

AES Tietê uma das empresas premiadas no Prêmio TOP de Gestão em SST avalia a atuação da avaliação do Prêmio ABS em seu sistema de gestão.

Na última FISP 2012 – Feira Internacional de Segurança o jornalismo da ABS teve a oportunidade de conversar com o atual gerente de segurança da AES Eletropaulo, Alexandre Pereira Piedemonte. Ele contou que a AES conheceu a ABS através das publicações especializadas do setor, pelo site e mesmo pelo trabalho atuante no setor de saúde e segurança. “No ano passado, eu era o gerente de segurança da AES Tietê e foi nesse tempo que o nosso gestor tomou conhecimento do que se tratava o Prêmio ABS. O Interesse surgiu por saber que os consultores da ABS possuem um enorme know how técnico e credibilidade no mercado. Então decidimos convidá-los a avaliar nosso Sistema de Gestão Integrado e ver o quão bom estava o nosso trabalho. Sentíamos a necessidade de passar nosso sistema de gestão pela avaliação de alguém de fora que não vivia o dia a dia da empresa. Convidamos a ABS para saber qual era a complexidade, qual a robustez do nosso sistema de gestão e assim participar do Prêmio TOP de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho. Neste momento tivemos um contato profundamente técnico com a ABS, foi em agosto de 2011.”

“Acreditávamos e acreditamos que se algo não estivesse bom, a ABS teria condições de avaliar. Existem procedimentos, que pela rotina e o dia a dia, às vezes deixamos de observar e se constituem essenciais para obter melhores resultados. É aquela história do quadro torto. Está torto e já não consigo enxergar. Alguém com o olhar de fora vê e pelo know how tem condições de olhar e dizer, o quadro está torto, vire um pouco para a esquerda ou direita. Foram muitos os quadros que achávamos que estavam totalmente retos e na verdade não estavam. A avaliação da ABS nos deixou com muitas dúvidas sobre o nosso sistema de gestão, do que vínhamos fazendo até então”, acrescenta Piedemonte.

“Dessa forma pudemos sentir o trabalho da ABS e ter a certeza de seu trabalho quando ainda na AES Tietê estávamos em vias da certificação ISO 14001, OSHA 18001 integrada. A ABS depois de visitar e fazer a avaliação das usinas de Barra Bonita, Ibitinga e Bariri nos deram certeza e confiança em nosso sistema de gestão. Dali a 4 meses conquistamos a certificação das normas OSHA 18001 e ISO 14001 e fomos também agraciados com a conquista do Prêmio ABS Top Gestão em SST categoria Prata”, conclui.

 

Exemplo na prática

A visita e a avaliação da ABS na AES Tietê trouxeram esclarecimentos sobre pontos importantes sobre o sistema de gestão em questão. Piedemonte considera que a gestão de documentos foi a mais valiosa porque simplificou o modo de gerenciar a documentação relativa à área de SMS. “Passamos a compreender que as normas e os procedimentos descritos devem ser entendidos por todos, contudo de maneira simplificada, isso dá credibilidade e robustez ao programa de gestão. Tiramos a burocracia, reduzimos o número de páginas de documentação e formulários que deveriam ser preenchidos e notamos ainda que havia muita redundância. Percebemos que até a credibilidade da área de segurança, saúde e meio ambiente estavam sendo abaladas.”

Piedemonte revela que a mudança com relação à documentação foi em torno de 3 a 5 %, o que em vias de uma certificação internacional, fez toda a diferença.

 

“A partir da avaliação da ABS, passamos a compreender que as normas e os procedimentos descritos devem ser entendidos por todos, isso dá credibilidade e robustez ao programa de gestão. Tiramos a burocracia, reduzimos o número de páginas de documentação e formulários”

Piedemonte, gerente de segurança da AES Eletropaulo

 

O gerente de segurança da AES Eletropaulo afirma que segurança é uma jornada, não tem fim, não é chegar a algum destino e parar. É importante sempre buscar coisas novas, diferentes. Nem todos são conscientizados em um primeiro momento e sim em um segundo e terceiro. É importante estar sempre e em constante melhoria.

 

AES e o Sistema de Gestão

O Sistema de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho da AES é aplicado de igual forma tanto no plano tático, quanto no estratégico, o que muda são as particularidades do plano operacional. O planejamento macro é idêntico, os detalhes mudam de acordo com cada região.

Na AES a área da segurança do trabalho é ligada à presidência da empresa, sem subordinação a nenhuma área técnica, desde que passou por uma reestruturação em 2009. Nota-se que hoje, os resultados são mais rápidos, o presidente tem visão detalhada, ele também tem metas e faz inspeção de segurança, aliás, todos os funcionários da empresa também fazem inspeção de segurança, claro que com o respaldo da área da segurança do trabalho, afirma o coordenador de segurança do trabalho Marcelo Gomes dos Santos.

Existe um processo de avaliação e outro de atendimento a requisitos legais. O que vem da matriz nos Estados Unidos, deve ser implementado de acordo com a realidade do Brasil, com a situação de cada um dos negócios. Resumindo, há o foco em fazer a gestão de processos, procedimentos e atendimentos a requisitos legais.

Hoje a AES Brasil é referência em sistema de gestão, todos os negócios estão acima de 84% de implementação. De acordo com o gerente de segurança da AES Eletropaulo, Alexandre Pereira Piedemonte a AES é convidada por outros segmentos a mostrar como estão implementando e gerindo o sistema de gestão.

Segundo o gerente o diferencial da área de Saúde, Segurança do Trabalho da AES é ser um departamento totalmente descentralizado, não está subordinada a outra área, embora preste serviço a todos os outros setores da empresa. O gestor da área responde diretamente ao presidente da empresa. “Isso nos auxilia a tomar decisões, se tivermos que paralisar uma atividade em detrimento da saúde e segurança de pessoas, nós paralisamos, com o respaldo da presidência.”

O gerente de segurança e meio ambiente da AES Sul Jackson Farias de Oliveira conta que a partir do momento que segurança é o valor número 1 da empresa, ela já se diferencia das outras. “Nós da AES temos dois pontos essenciais que norteiam todo o nosso trabalho. O primeiro é que a equipe de SMS preza a vida humana, então preferimos deixar uma cidade inteira desligada, sem energia do que colocar uma pessoa, ou mesmo um colaborador em risco. O segundo ponto é o comprometimento da alta administração. Existem reuniões mensais entre geração e distribuição para analisar o sistema e a liderança da empresa participa de toda reunião.”