Terça, 21 de Novembro, 2017
Zoom


Dupont e ABS por meio de parceria premiam empresas e trabalhadores que revelam boas práticas na segurança do trabalho

 

Por

Patrícia Pontes

MTB 49.278

A empresa multinacional Dupont e a Agência Brasil de Segurança são parceiras na criação do Prêmio Dupont que premia empresas e trabalhadores da área de saúde e segurança do trabalho pelas boas práticas alcançadas durante o ano, por meio de cases. Este ano o prêmio está na sua 2ª edição

“Queríamos fazer um algo novo, bonito, que realçasse as boas práticas da segurança do trabalho. Foi ai que buscamos uma entidade prevencionista que desse isenção ao nosso projeto de premiar nossos parceiros pelas boas práticas. Algum tempo depois conhecemos a ABS e o seu trabalho e percebemos que a Dupont e a ABS compartilhavam e compartilham objetivos comuns: o cultivo de boas práticas, o trabalho seguro. Dessa forma, a ABS propôs a criação do Prêmio Dupont de Saúde e Segurança do trabalhador”, comenta o gerente de vendas da área de roupas de proteção pessoal da Dupont, Bruno Pimentel Alves Bezerra.

 

Segundo o presidente do Conselho Administrativo da ABS, Celso Luis de Oliveira, foi a ABS quem criou todo o regulamento e os critérios do Prêmio Dupont. “Nós fazemos toda a avaliação dos cases, julgamento e emitidos o resultado final. A Dupont é comunicada quais são os ganhadores, promove o evento de premiação, premiando assim as empresas e os profissionais”.

Para Bezerra, o que surpreendeu na primeira edição do Prêmio, em 2011 foi o número de cases recebido, 140 no total. O Prêmio se destina a premiar clientes e fornecedores Dupont. São 4 as categorias do Prêmio: linhas térmica, proteção química, proteção mecânica e gestão em SST.

Todos os trabalhos são avaliados por um Comitê Técnico da ABS, formado por especialistas na área de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Oliveira conta que o regulamento do prêmio obedece aos critérios de relevância do tema, abrangência da ação prevencionista, grau de inovação e criatividade do assunto, bem como o grau de aplicabilidade, impacto e benefícios da ação abordada e por fim a qualidade técnica do trabalho com relação à forma e conteúdo. Cada característica citada, tem 3 perguntas e, na soma da pontuação obtém-se os primeiros colocados. No caso de empate o que vai definir é o fator aplicabilidade.

 

 

“Algum tempo depois conhecemos a ABS e o seu trabalho e percebemos que a Dupont e a ABS compartilhavam e compartilham objetivos comuns: o cultivo de boas práticas, o trabalho seguro”

Bruno Pimentel Alves Bezerra, gerente de vendas da área de roupas de proteção pessoal da Dupont

 

Os primeiros colocados ganham uma viagem aos Estados Unidos para visitar a sede da Dupont, visitam o National Safety Council, feira e congresso realizado na Flórida e também ganham destaque na revista CIPA, especializada em saúde e segurança e seus cases são contados em um livro sobre o Prêmio Dupont 2011. 

 

De acordo com Bezerra existe uma cultura de segurança arraigada na empresa. “Toda reunião, independente do tema e área da empresa, iniciamos ressaltando a importância da segurança. Incentivamos os colaboradores a compartilharem experiências pessoais que tiveram ou observaram fatores de segurança presentes dentro e fora da empresa. Isso estimula a prática segura”.

A Dupont é uma empresa de 210 anos e mundialmente conhecida e aqui no Brasil é referência quando o assunto são roupas de proteção pessoal, passando pela proteção química, térmica a linhas de corte e abrasão. Surgiu em 1802 quando começou fabricando pólvora e depois de um acidente na fábrica, o fundador da empresa, o Sr. Dupont, desenvolveu algumas normas de segurança, escritas a próprio punho. Hoje é reconhecida pelos métodos de produção e índices de segurança.

 

Para saber mais ou se inscrever no Prêmio Dupont é só acessar www.premiodupont.com.br