Quarta, 16 de Agosto, 2017
Zoom


A área de saúde e segurança do trabalho ganha Aplicativo Móvel de Consulta de CA

Agora o profissional da área de saúde e segurança do trabalho poderá consultar o Certificado de Aprovação de qualquer EPI de qualquer lugar. Para isso para estar conectado a uma internet móvel.

 

 

Patrícia Pontes

jornalista da ABS

MTB 49.278

Vivemos em uma época de conquistas tecnológicas importantes. A cada minuto, milhares de inovações tecnológicas chegam ao mercado, ao alcance das mãos.

A área de saúde e segurança do trabalho também experimenta essas conquistas e inovações. Vista por muitos profissionais prevencionistas como uma área conservadora e mesmo retrógrada, nos últimos anos ela vem mostrando que aliar a tecnologia às boas práticas pode ser uma boa solução para otimizar procedimentos e evitar desvios.

Foi lançado no Brasil o primeiro Aplicativo Móvel e Portal de Consulta de CA para a área de Saúde e Segurança do Trabalho, Consulta de Certificado de Aprovação (CA), que utiliza o banco de dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

alt

De acordo com um dos criadores do software,o técnico em segurança do trabalho Thiago Avelino, a intenção além da pesquisa do Certificado de Aprovação dos equipamentos de proteção é de também oferecer o compartilhamento de informações sobre os CA’s (EPI’s) consultados, permitindo o acesso a elogios, críticas, oportunidades de melhorias e opiniões dos próprios usuários, o que segundo Avelino, promoverá um impacto significativo na indústria de fabricação de EPI’s, promovendo a melhora na qualidade dos mesmos e até no desenvolvimento de novas soluções. “O intuito do Portal não é o de apenas exibir a consulta “simples” como já existe no site do MTE, mas sim o de acrescentar mais informações sobre o mesmo, como a foto do EPI, o link para o site do fabricante contendo as especificações técnicas do EPI, bem como promover a interação entre os profissionais de SST”.

A empresa de Avelino já desenvolveu soluções que estão em funcionamento como, por exemplo, o SIGEST (Sistema Integrado de Gestão em Segurança do Trabalho com módulos de controle de ASO, Controle de Vistorias – Check List, Combate a Incêndio, Vacinas e controle de EPI’s), assim como, o Aplicativo Móvel e o Portal Consulta CA. “Em breve lançaremos um novo aplicativo Móvel e a página para consulta de NR - Normas Regulamentadoras, com o mesmo propósito do Consulta CA, permitindo também a interação entre os profissionais e pessoas que estão envolvidas direta ou indiretamente com SST, opinando e publicando suas experiências, aplicações e sugestões de melhorias às NR’s, ferramentas estas que pretendemos integrar em breve, ou seja, promover um cadastro único, onde os que se cadastrarem para usar uma das ferramentas terão acesso a todas as outras”.

A ideia de criar um software de consulta de certificado de aprovação surgiu quando Avelino se desligou do projeto em que trabalhou na REPAR (Refinaria Pres. Getúlio Vargas – PETROBRÁS) em Araucária/PR, e decidiu desenvolver e gerenciar um projeto para venda de EPI’s, agregada à oferta de serviços de Engenharia de Segurança, o que fez surgir a necessidade de pesquisar frequentemente o CA dos equipamentos. 

 

alt

 

 

 

“O objetivo principal do aplicativo não é de somente consultar o CA, mas o de fazê-lo de qualquer lugar (desde que tenha acesso a WI-FI ou rede telefônica) sem precisar estar à frente de um PC”

Thiago Avelino, um dos criadores do Aplicativo Móvel de Consulta de CA

 

 

 

 

 

 

“Nesta época, meu sócio estava envolvido com o desenvolvimento de aplicativos móveis para o segmento da saúde e, diante das minhas dificuldades em consultar o CA dos EPI’s através do site do MTE, fez brotar nele a ideia de criar este aplicativo. O objetivo principal do aplicativo não é de somente consultar o CA, mas o de fazê-lo de qualquer lugar (desde que tenha acesso a WI-FI ou rede telefônica) sem precisar estar à frente de um PC necessariamente”, complementa o técnico em segurança do trabalho.

Hoje o aplicativo móvel de consulta de CA está disponível apenas para o sistema operacional Android, mas já está sendo programado para ser lançado também em plataforma iOS (Sistema Operacional APPLE) o que permitirá ser usado tanto em IPHONES quanto em IPADS.

Tanto o Aplicativo quanto o Portal utilizam uma plataforma de consulta na qual realiza a consulta diretamente no site do MTE através do próprio protocolo padrão da Web, o HTTP. A plataforma consegue obter a mesma informação que é exibida no site do MTE e a trata de modo que os dados do EPI (nome, descrição, CA, validade) e do Fabricante (CNPJ, razão social, nome fantasia, endereço e telefone) também sejam armazenadas em uma base de dados para permitir que sejam acrescentadas as informações complementares como foto, link, opiniões, ente outros.

O site do Consulta CA é o www.consultaca.com.br .